Teaching

Since 2015, I have been teaching undergraduate courses in the International Economic Relations Program and undergraduate and graduate courses in the Economics Program. All courses are taught in Portuguese. They are: International Economic Organizations, International Political Economy, Latin American Political Economy, Institutions and Development, International Relations Theory, International Affairs.

ECN098| Cooperação Internacional para o Desenvolvimento 2020/01

Introdução aos debates teóricos, arquitetura institucional e prática do desenvolvimento internacional a partir de abordagem da Economia Política Internacional. Colonização e imperialismo. Ideias de progresso e modernização. Ética e valores na ajuda internacional. Atores da cooperação internacional: estado, mercado, sociedade civil e organizações internacionais. Agenda atual da cooperação internacional: cooperação sul-sul, financiamento ao desenvolvimento, objetivos sustentáveis da ONU, instituições e boa governança, empreendedorismo social, meio ambiente, e outros.

ECN092 |  Organização Econômica Internacional 

A formação do BIS e as organizações internacionais antes da Segunda Guerra Mundial; formação, estrutura e funcionamento das principais organizações internacionais pós Segunda Guerra Mundial; o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial; o GATT e as suas rodadas de negociação; BIS e os acordos da Basiléia; Organização Mundial do Comércio; UNCTAD e os países em desenvolvimento.

Esse curso é ofertado anualmente, no primeiro  semestre.

ECN 257 | Economia Política Internacional I

Fundamentos teóricos da economia política internacional: as escolas americana, britânica, neomarxista e crítica. Debates sobre a teoria da estabilidade hegemônica e imperialismo. O desenvolvimento da área a partir dos anos de 1970 e seus temas centrais: Bretton Woods, multilateralismo, desenvolvimento e subdesenvolvimento e globalização.

Esse curso é ofertado anualmente, no segundo semestre.

ECN 090 | Economia da América Latina

História comparada: questões de método. As economias coloniais. Os processos de independência. A formação dos Estados Nacionais. A questão étnico-racial na formação social latino-americana. O desenvolvimento latino-americano em perspectiva comparada. Eixos temáticos: processos de industrialização; pobreza e desigualdades; endividamento; inflação e planos de estabilização; perspectivas de integração econômica.

Esse curso é ofertado anualmente, no segundo  semestre.

ECN 097 | Tópicos em Relações Econômicas Internacionais – Instituições e Desenvolvimento: Europa e América Latina | 2019/01

O curso oferece uma introdução aos estudos de instituições no processo de desenvolvimento, baseando-se em teorias e evidências dos campos da economia e política comparada. A primeira unidade apresenta breve panorama dos estudos de desenvolvimento até o debate atual sobre instituições e governança. A segunda unidade introduz o conceito controverso de “instituições”, explorando sua relação com processo de desenvolvimento econômico. A  terceira apresenta estudos que analisam empiricamente as instituições e suas variedades entre países na Europa e América Latina. A quarta, e última unidade, discute os desafios de reformas institucionais e importação de modelos institucionais por países com trajetórias socioeconômicas distintas.

ECN 240 | Tópicos em Relações Econômicas: Análise de Conjuntura Internacional| 2018/02

A disciplina tem por objetivo preparar os alunos(as) para discutir temas internacionais contemporâneos a partir da análise de condições internacionais sistêmicas e dos fatores políticos domésticos relevantes, tendo como foco a trajetória de inserção internacional brasileira e os desafios que se colocam nas dinâmicas regionais e mundiais. Necessário domínio de leitura em inglês.

ECN 097 | Tópicos em Relações Econômicas: Teoria de Relações Internacionais | 2018/01

Apresentação de fundamentos teóricos da área de Relações Internacionais. As reformulações do realismo a partir da teoria neorrealista de Kenneth Waltz. As reformulações do liberalismo e o debate neo-neo. Os enfoques construtivistas e pós-estruturalista. O objetivo do curso é capacitar os alunos a compreender os conceitos, teorias e ferramentas metodológicas essenciais das relações internacionais. O conteúdo apresentado no decorrer do curso possibilitará ao aluno não somente desenvolver sua capacidade analítica e crítica a respeito dos fenômenos internacionais, como também oferecer condições para a iniciação em pesquisas científicas na área.

ECN 098 | Tópicos em Relações Econômicas Internacionais – Instituições e Desenvolvimento: Europa e América Latina | 2016/01

Este curso está vinculado ao Projeto Jean Monnet , conduzido pelo Centro de Estudos Europeus da UFMG, que tem por objetivo estimular as atividades de ensino e pesquisa em estudos europeus na UFMG. No workshop ocorrido em novembro de 2015, um dos temas debatidos pelos pesquisadores foi a pertinência de se pensar a integração europeia como um modelo para a integração latino-americana. Mas, para que essa discussão siga adiante de forma profícua, é preciso refletirmos sobre as diferentes experiências econômicas, históricas, culturais e políticas  vivenciadas pelos países de ambas as regiões. Assim, tendo como pano de fundo os diferentes estágios de desenvolvimento econômico observados na América Latina e Europa, esse curso tem como objetivo estimular a reflexão sobre as variedades institucionais observadas nessas regiões com vistas à subsidiar o debate sobre integração regional. Estudantes interessados no tema devem estar atentos aos demais cursos e atividades de pesquisa ofertados no decorrer do ano.