Projetos de pesquisa

2017 – atual
A institucionalização da Economia acadêmica no Brasil, 1960-1980
Resumo:
 O presente projeto de pesquisa visa levar adiante um esforço de investigação em curso desde 2014, voltado para a investigação histórica do processo de institucionalização, profissionalização e modernização do ensino de pós-graduação e da pesquisa acadêmica na área de Economia no Brasil, ao longo das décadas de 1960 e 1970. Foi durante este período que alguns dos mais importantes centros de pesquisa e pós-graduação do país foram criados e consolidados, dentro de um processo envolvendo ao menos três dimensões distintas, porém inter-relacionadas: 1) um esforço político de revisão e modernização das estruturas educacionais brasileiras, em particular no tocante ao ensino superior; 2) o envolvimento de instituições norte-americanas, em particular as Fundações Ford e Rockefeller, com projetos voltados para
aprimorar a capacidade de instituições acadêmicas da América Latina no treinamento de recursos humanos qualificados e na geração de insumos para o processo de formulação de políticas públicas; e 3) a mobilização de um subconjunto da comunidade brasileira de economistas em torno de um projeto de modernização dos padrões acadêmicos da Economia no país. Recorrendo a uma grande variedade de fontes primárias – tais como os registros históricos dos programas de pós-graduação criados à época, os arquivos da Fundação Ford, documentação relativa aos primeiros anos da ANPEC, correspondências entre os
principais personagens, entrevistas com participantes e testemunhas, entre outros – o projeto tem por objetivo reconstruir essa teia de motivações ora harmônicas, ora conflitantes, desvendando como o envolvimento dos diversos agentes relevantes moldou o desenvolvimento subsequente da Economia
acadêmica no Brasil.
Financiamento: CNPq (401050/2016-5) e Fapemig (CSA APQ-03560-16)

2011 – atual
Debates públicos e discurso econômico na Inglaterra Tudor e Stuart
Resumo: O projeto busca analisar o estado e a evolução das ideias econômicas veiculadas na esfera pública inglesa durante o início do período moderno. Tendo como ponto de referência o momento de catarse analítica proporcionado pelos debates públicos em torno da grande crise comercial deo início da década de 1620, a pesquisa visa desvendar as relações entre as ideias econômicas apresentadas de maneira sistematizada nas obras de autores como Thomas Mun, Gerard de Malynes e Edward Misselden e a atitude mais ampla da sociedade inglesa perante os fenômenos econômicos. Para tanto, três pontos em particular serão explorados: a participação de figuras públicas de destaque como Francis Bacon, Edward Coke e Lionel Cranfield nas investigações sobre a crise de 1620; as reflexões públicas sobre problemas monetários surgidas durante o período elizabetano e seu reflexo no início do século XVII; e o impacto de curto e médio prazo exercido pelos debates de 1620 sobre a opinião pública inglesa.
Financiamento: CNPq (400959/2011-9)

2017 – atual
Economics, Political Economy and the building of the European Integration Project
Resumo: 
The project purports to recover the intellectual roots of European integration in the interwar and early postwar years, giving special emphasis to the role played by economists in this process. European economists were, at the time, very much involved in debates about international politics, as evidenced by the cases of Lionel Robbins, Gunnar Myrdal, François Perroux, William Beveridge, Walter Eucken, Robert Triffin, and John Maynard Keynes, to cite only a few prominent examples. Moreover, this was an area in which economists did not speak strictly from their disciplinary perspective, but rather interacted in a transdisciplinary environment comprising other social scientists with quite different intellectual backgrounds. The period thus offers a privileged vantage point from which to discern the ongoing demarcation of boundaries between economics and political economy. Finally, we can also extend this perspective to interpret how the field of International Political Economy later appropriated itself of some of the themes that lay within the province of economists until a few decades earlier, and how this led to the emergence of new approaches to similar problems. By reconnecting these threads, the project will show how the revived and enlarged perspective of political economy can illuminate some of the challenges currently facing the European Union. The international team assembled for the proposal, gathering renowned experts on the history of economics, law, and international politics in 20th-century Europe, is particularly well-suited for the task at hand.
Financiamento: European Commission (Jean Monnet Chair EPEbEIP)

2015 – 2018
Theory and Policy in the Formation of the European Union: a model for regional integration?
Resumo:
 The aim of this project is twofold. First, it intends to foster the analysis of the historical circumstances surrounding the birth of the European Union, focusing in particular on the interplay between theories and concepts of regional integration, on one hand, and the political, institutional, and economic forces that underpinned the process, on the other. Secondly, it will use this knowledge in a comparative analysis of other recent experiences of integration, attempting to illuminate how strategies that share the same rationale can lead to widely diverging results due to the different socio-institutional contexts in which they are applied – thus alerting to the dangers of a hasty adoption of imported models.
Financiamento: European Commission (Jean Monnet Module ThePoEu)

2013 – 2016
Marx e os cadernos sobre as crises
Resumo:
O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma análise do Caderno B113, escrito por Karl Marx em 1869, e de seu lugar na elaboração da teoria marxiana das crises. O Caderno B113 é um dos vários manuscritos deixados por Marx e que permanecem inéditos até o presente, tendo sido trabalhado até aqui apenas pela equipe proponente deste projeto de pesquisa. O Caderno B113 é parte do Arquivo Marx-Engels, depositado no International Institute of Social History (w w w .iisg.org/imes), em Amsterdã, Holanda. A transcrição do conteúdo do Caderno B113 e a compreensão do seu uso por Marx como um guia de seus estudos relacionados à crise de 1866 consistem no fio condutor de uma agenda de pesquisa abrangente, tanto em torno da obra de Marx como na exploração dos diversos caminhos de investigação de crises como um fenômeno econômico persistente nas sociedades capitalistas no passado e no presente.
Financiamento: CNPq (484849/2013-1)