|Lattes|Google Scholar|RePEc|ResearchGate|ORCID|Publons-Web-of-Science|Som⊕s UFMG|
Além das horas didáticas em sala de aula, parte muito importante das atividades dos professores em regime de dedicação exclusiva na UFMG é destinada às atividades de orientação de alunos e alunas de graduação (Iniciação Científica, Programa de Educação Tutorial, monografias de conclusão de curso) e de pós-graduação (Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado). Essas atividades didáticas (aulas e orientações) se somam, por sua vez, às atividades de pesquisa e extensão (e posterior publicação), além das atividades de gestão universitária.
A seguir segue a lista completa de orientações desde 2008.
Teses de doutorado
Em andamento:
- Alexandre de Queiroz Stein
Título: Complexidade econômica, espaço e desenvolvimento nas cidades brasileiras: uma análise sob a ótica da renda fundiária urbana
Início: 2020
Cedeplar – UFMG
[Orientador] -
Diogo Oliveira Santos
Título: Indústria de transformação, setor de Serviços e setor financeiro no Brasil e seus impactos sobre o emprego: uma análise de insumo-produtivo nacional e regionalizada
Início: 2020
Cedeplar – UFMG
[Orientador]
Concluídas:
- (2024) Jordana Ferreira da Silva
Título: Resiliência e Complexidade Econômica: uma nova abordagem para o desenvolvimento sustentável
Cedeplar – UFMG
[Orientador] -
(2019) Elton Eduardo Freitas
Título: Indústrias relacionadas, complexidade econômica e diversificação regional: uma aplicação para microrregiões brasileiras
Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2019) Douglas Alcantara Alencar
Título: Essays on Aggregate Demand, Productivity, and Exchange Rate
Cedeplar – UFMG
[Coorientador]
- (2017) Philipe Scherrer Mendes
Título: Esforço Inovativo e Produtividade Industrial: Determinantes Internos e Externos a Firma
Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2017) Daniel Paulino Teixeira Lopes
Título: Inovação Gerencial na Perspectiva da Gestão de Recursos Humanos
CEPEAD-UFMG
[Coorientador]
- (2016) – Rosa Livia Gonçalves Montenegro
Título: Inovações ambientais e sistemas nacionais de inovação: caracterizações para o período 1990-2010
Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2016) – Débora Freire Cardoso
Título: Capital e Trabalho no Brasil no Século CXXI: O Impacto de Políticas de Transferência e de Tributação sobre Desigualdade, Consumo e Estrutura Produtiva
Cedeplar – UFMG
[Coorientador]
- (2014) Leandro Alves Silva
Título: Tensões e Conexões: um estudo sobre multinacionais e sistemas nacionais de inovação
Tese – Cedeplar – UFMG
[Coorientador]
- (2013) Renato Silvério Campos
Título: Câmbio real e modelos de crescimento com restrição no balanço de pagamentos
Tese – Cedeplar – UFMG
[Coorientador]
Dissertações de Mestrado
Concluídas:
- (2023) Calebe Cardia Piacentini
Título: Laços internacionais complementares e diversificação tecnológica dos países: uma análise com dados de patente para os escritórios do USPTO e EPO
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador] -
(2019) Alexandre de Queiroz Stein
Título: Heterogeneidade Estrutural e Complexidade Econômica na Agropecuária Brasileira
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2019) – Diogo Oliveira Santos
Título: A Trajetória dos Mark-Ups Setoriais Domésticos e seus Determinantes Principais entre 2000 e 2013: um estudo sobre as origens da crise econômica brasileira
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2019) Guilherme Sganserla Torres
Título: Complexidade Econômica: Uma Proposta Metodológica para Identificação de Produtos Estratégicos
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2018) – Camila Maria de Andrade Tolentino
Título: Technological capabilities and structural change: an analysis based on economic complexity
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Coorientador]
- (2013) – Carla Poliana Santos
Título: A importância dos mercados interno e externo para a mudança estrutural
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2011) – João Prates Romero
Título: Desenvolvimento Econômico e Mudança Estrutural: teoria e evidência a partir de um enfoque multi-setorial
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador]
- (2011) – Fabrício Silveira
Título: Taxa de Câmbio e mudança estrutural: teoria e evidência
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Coorientador]
- (2011) – Jorge Luís Teixeira Ávila
Título: Distribuição de Renda, Subdesenvolvimento e a Relação Centro-Periferia
Dissertação – Cedeplar – UFMG
[Orientador]
Iniciação Científica
Em andamento:
Maria Eduarda Guimarães e Sousa. Mudança estrutural, complexidade e desenvolvimento econômico. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Concluídas:
Guilherme Goncalves Dias. Mudança estrutural, complexidade produtiva e desenvolvimento econômico. 2022. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Nayara Felix Moura Macedo. Mudança estrutural, complexidade produtiva e desenvolvimento econômico. 2021. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Maira Oliveira Miranda. Mudança estrutural, complexidade produtiva e desenvolvimento econômico. 2020. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Eduarda Moura Pereira. Crescimento, Mudança Estrutural e Progresso Tecnológico. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Larissa de Freitas Campos. Mudança estrutural, progresso tecnológico e desenvolvimento econômico. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Matheus Oliveira Azzi. CRESCIMENTO, MUDANÇA ESTRUTURAL E PROGRESSO TECNOLÓGICO. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Econômicas Internacionais) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Clara Silva Coelho. Celso Furtado e a história das ideias econômicas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Monise Estorani Faria. Celso Furtado e a história das ideias econômicas: a importância dos debates em Cambridge para a formulação da teoria do (sub)desenvolvimento. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Andre Landi Franco da Silva. Mercado Interno e Mudança Estrutural. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Julia Dias. Redes Globais de Inovação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Bernardo Rezende de Oliveira Silva. Furtado, Perroux e o ?novo desenvolvimento?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Bernardo Rezende de Oliveira Silva. Furtado, Perroux e o novo desenvolvimento. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Patricia Vargas dos Santos Corrêa de Oliveira. Redes Globais de Inovação: uma análise comparada do setor automotivo de Minas Gerais com países selecionados. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas.
Maiúra Araújo Castro. Diversificação e Consolidação dos Grupos Econômicos Privados Nacionais: Estrutura Corporativa, Inovação Tecnológica e Políticas de Indução. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas.
Daniel Fernando da Silva. Diversificação e Consolidação dos Grupos Econômicos Privados Nacionais: Estrutura Corporativa, Inovação Tecnológica e Políticas de Indução. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas.
Bernardo Rezende de Oliveira Silva. Diversificação e Consolidação dos Grupos Econômicos Privados Nacionais: Estrutura Corporativa, Inovação Tecnológica e Políticas de Indução. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas.
Outros perfis acadêmicos:
|Lattes|Google Scholar |RePEc |ResearchGate | ORCID | Publons-Web-of-Science|
Comentários