Sobre


|Lattes|Google Scholar|RePEc|ResearchGate|ORCID|Publons|Som⊕s UFMG|


Gustavo de Britto Rocha (Gustavo Britto)

Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas (UFMG) em regime de dedicação exclusiva desde 2008.

É doutor pela University of Cambridge, Land Economy Department (2008), mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduado em Ciências Econômicas pela UFMG (1998). [Formação Acadêmica].

No Departamento de Ciências Econômicas é professor, dentre outras, das disciplinas de Desenvolvimento Econômico dos cursos de graduação e pós graduação na Economia-FACE e no Cedeplar, respectivamente.

Atualmente é o voordenador geral do projeto DataViva.

É também pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas, onde desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão. Tem como tema de investigação principal a relação multidimensional entre mudança estrutural e desenvolvimento econômico ao longo do tempo e através do território.

Assim, seus tópicos de pesquisa, orientações e publicações incluem: crescimento da produtividade; diversificação produtiva e regional; retornos crescentes de escala e mudança tecnológica; crescimento com restrição no balanço de pagamentos; mudança estrutural, tecnológica e complexidade econômica.

Os resultados do seu trabalho de pesquisa podem ser vistos em artigos publicados em periódicos acadêmicos internacionais como: The Cambridge Journal of Economics, Structural Change and Economic Dynamics, Metroeconomica, Scientometrics, Journal Post Keynesian EconomicsCepal Review, entre outros.

Vice-Diretor do Cedeplar-UFMG (2018-2023), Editor da Revista Nova Economia (2018-2023) e membro do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Economia do Cedeplar-UFMG (2014-2023).

Foi chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG entre 2014 e 2016 e Sub-Coordenador do Pós-Graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar-UFMG) entre 2016 e 2018 [Gestão Universitária].

É Bolsista de Produtividade Nível 2 – CNPq.