|Lattes|Google Scholar|RePEc|ResearchGate|ORCID|Publons|Som⊕s UFMG|
Gustavo de Britto Rocha (Gustavo Britto)
Bolsista de Produtividade Nível 2 – CNPq
Professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas (UFMG) em regime de dedicação exclusiva desde 2008.
É doutor pela University of Cambridge, Land Economy Department (2008), mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduado em Ciências Econômicas pela UFMG (1998). Professor visitante na SOAS, University of London (2023-2024). [Formação Acadêmica].
Atualmente é o coordenador do projeto DataViva e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia do Cedeplar-UFMG. Foi Vice-Diretor do Cedeplar-UFMG (2018-2023) e Editor da Revista Nova Economia (2018-2023). Foi chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG entre 2014 e 2016 e Sub-Coordenador do Pós-Graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar-UFMG) entre 2016 e 2018 [Gestão Universitária].
No Departamento de Ciências Econômicas é professor, dentre outras, das disciplinas de Desenvolvimento Econômico dos cursos de graduação e pós graduação na Economia-FACE e no Cedeplar, respectivamente.
É também pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas, onde desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão. Tem como tema de investigação principal a relação multidimensional entre mudança estrutural e desenvolvimento econômico ao longo do tempo e através do território. Tópicos de pesquisa, orientações e publicações incluem: crescimento da produtividade; diversificação produtiva e regional; retornos crescentes de escala e mudança tecnológica; crescimento com restrição no balanço de pagamentos; mudança estrutural, tecnológica e complexidade econômica.
Os resultados do seu trabalho de pesquisa podem ser vistos em artigos publicados em periódicos acadêmicos internacionais como: The Cambridge Journal of Economics, Structural Change and Economic Dynamics, Metroeconomica, Scientometrics, Journal Post Keynesian Economics, Review of Political Economy, Cepal Review, Papers in Regional Science, Spatial Economic Analysis, Journal of Cleaner Production, entre outros.
Comentários