Pesquisas com coletas de dados

Decodificando a Zika e a Covid-19 (DECODE)

O projeto “Saúde da Mulher em Época de Zika e Coronavírus (COVID-19)” tem como objetivo entender como as mulheres brasileiras lidam com a sua saúde reprodutiva e fecundidade durante crises de saúde pública, como a epidemia de Zika e a atual pandemia de Covid-19. Como essas crises afetam os desejos e as intenções relacionados à gravidez e saúde reprodutiva?

O estudo é coordenado pela Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, e conta com a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Acesse aqui o site da pesquisa.

Projeto Brumadinho – Subprojeto 03

O Projeto Brumadinho UFMG tem como objetivo geral auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte por meio de estudos que permitam identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão.

Os objetivos específicos são: identificar e avaliar as necessidades emergenciais dos impactos socioeconômicos, ambientais, na saúde, na educação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial e nas populações ribeirinhas, dentre outros impactos, em escala local, microrregional, mesorregional e regional; e apresentar as necessidades de recuperação e reconstrução em Relatório de Avaliação Consolidado e desenvolver Plano de Recuperação.

Acesse aqui o site da pesquisa.


Investigação da percepção das mulheres sobre a assistência obstétrica recebida em Belo Horizonte e suas consequências para a saúde da mulher e da criança

A violência obstétrica é um problema de saúde pública relatado pelas brasileiras e traz graves consequências para as mulheres e seus bebês, como a prematuridade iatrogênica, maior risco de problemas respiratórios, complicações pós-operatórias, depressão e outros. O presente estudo busca avaliar, por meio de questionário auto-aplicável via internet, as respostas das mulheres sobre a assistência que receberam durante o pré-natal, parto, pós-parto ou situações de perdas gestacionais ou abortamentos.

Acesse aqui a página da pesquisa.