Saúde Sexual e Reprodutiva, Gênero e Conjugalidade em Minas Gerais em tempos de COVID-19
Órgão Financiador: Universal CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes; Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq.
O projeto tem como objetivo investigar, na perspectiva das relações de gênero, os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde sexual e reprodutiva (acesso a serviços de saúde), no comportamento e intenções reprodutivas (decisão sobre o número desejado de filhos, se e quando tê-los e espaçamento entre as gestações) e na conjugalidade e relações afetivas e sexuais de mulheres de três coortes (15-24, 35-44 e 60-69 anos) em três macrorregiões de Minas Gerais, estado síntese do Brasil, onde há significativas desigualdades regionais. Em cada município/macrorregião, serão entrevistadas 24 mulheres, totalizando 72 entrevistas semi-estruturadas.
Acesse aqui o site da pesquisa.
Decodificando a Zika e a Covid-19 (DECODE)
O projeto “Saúde da Mulher em Época de Zika e Coronavírus (COVID-19)” tem como objetivo entender como as mulheres brasileiras lidam com a sua saúde reprodutiva e fecundidade durante crises de saúde pública, como a epidemia de Zika e a atual pandemia de Covid-19. Como essas crises afetam os desejos e as intenções relacionados à gravidez e saúde reprodutiva?
O estudo é coordenado pela Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, e conta com a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Acesse aqui o site da pesquisa.