2021 – Atual
Caracterização das Atividades Produtivas Informais nos Municípios Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais
Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar as principais atividades produtivas informais, sejam elas domésticas, cooperadas ou associativas, em 19 dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, nos períodos anterior e posterior ao rompimento.
2020 – Atual
Caracterização e avaliação da população atingida pelo rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais
Descrição: O projeto tem como objetivo a construção de uma tipologia de impactos sobre população atingida pelo rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão. A primeira fase consiste na elaboração de um instrumento de pesquisa. A segunda fase da pesquisa inclui quatro campanhas para aplicação do instrumento, o tratamento e organização das informações coletadas e análise dos resultados.
Descrição: O projeto busca, a partir do ferramental dos estudos latinoamericanos descoloniais, discutir os processos envolvendo as Outras Economias no continente: sua constituição histórica, sua formação e sua práxis. Além disso, busca explicitar de que maneira a des/colonialidade, enquanto campo de estudos e de práticas, pode contribuir para a (re)construção da emancipação social a partir do popular.
2018 – Atual
Das economias alternativas às alternativas à economia: explorando conceitos e práticas socioespaciais e culturais para além da racionalidade econômica
Descrição: O objetivo central da pesquisa, ainda que tenha a economia como sua base, pressupõe a centralidade das questões culturais e socioespacias na sua própria delimitação e (re)definição. Questões como relações com a natureza, os processos de urbanização, o sentido do desenvolvimento social e econômico e a legitimidade de outros olhares sobre o mundo a partir das muitas periferias (em especial) abrem possibilidades de investigação para a compreensão de algumas tendências que se apresentam. Na proposta, parte-se de uma análise dos conceitos de urbanização, sustentabilidade e desenvolvimento, situando-os no contexto contemporâneo para, em seguida, apresentar uma proposta de investigação transdisciplinar, assumida em termos amplos.
Estudo de público no Espaço do Conhecimento UFMG
Descrição: O projeto propõe a construção e aplicação de metodologia de avaliação da visita ao Espaço do Conhecimento UFMG pelos diversos públicos: – professores e educadores de instituições públicas e privadas que visitam o espaço; – crianças e adolescentes (sejam alunos ou visitantes isolados); – famílias e grupos; – visitantes com necessidades especiais. O objetivo geral é avaliar os impactos da visita sobre os públicos visitantes, obtendo daí subsídios para os processos educativos e formativos que ocorrem nesse espaço cultural.