2020 – Atual
Elaboração do Índice de Desenvolvimento Inclusivo para Cooperativas Solidárias – IDICS
Descrição: O projeto tem como objetivo a elaboração e o cálculo do Índice de Desenvolvimento Inclusivo para Cooperativas Solidárias – IDICS junto às 30 cooperativas filiadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria de Minas Gerais – Unicafes Minas Gerais. Tal ação se estabelece a partir do diálogo e da construção conjunta com a Unicafes Minas Gerais e a organização internacional Trias, parceira da Unicafes, e se articula ao programa de extensão Colmeia.
2020 – Atual
Covid-19 e a economia popular solidária: construindo soluções em tempos de pandemia
Descrição: Este projeto busca construir soluções às restrições à comercialização colocadas aos empreendimentos da economia popular e solidária durante a pandemia do vírus covid-19. Articulado ao programa Colmeia, ativo desde 2016, o projeto se volta aos empreendimentos localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia sobre a organização produtiva e a renda dos produtores. A proposta do projeto é a de estabelecer um canal de contato junto aos produtores para o apoio à comercialização durante a crise originada pela pandemia, bem como a elaboração de material informativo para os empreendimentos, na forma de vídeos e publicações escritas (cartilhas).
2016 – Atual
Colmeia – Grupo de estudos, pesquisa e extensão em economia popular e solidária da FACE/UFMG
Descrição: O grupo Colmeia surgiu de uma iniciativa de estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG que decidiram se aprofundar na discussão teórica e prática sobre Economia Popular e Solidária. Atualmente, o grupo conta com professores, alunos de graduação e pós-graduação de vários cursos da UFMG. O programa de extensão tem como objetivo principal construir uma agenda de formações e espaços comuns dentro e fora da Universidade, a fim de compreender as práticas e os desafios da produção de base popular e solidária em Belo Horizonte e Região Metropolitana, bem como construir uma rede de solidariedade junto aos empreendimentos, movimentos sociais e organizações de apoio e fomento.
2015 – Atual
Ações Educativas e Acessibilidade no Espaço do Conhecimento UFMG
Descrição: O projeto tem como objetivo principal a formação de alunos de graduação para o trabalho de mediação no Espaço do Conhecimento UFMG. Os bolsistas atuam como mediadores das exposições e são preparados para atuar junto a diferentes públicos que compõem a visitação espontânea, como também alunos e professores das escolas que agendam suas visitas. O projeto se articula também com as outras tantas ações educativas desenvolvidas no Espaço do Conhecimento UFMG, como oficinas, contações de histórias e outras atividades abertas ao público.