As linhas de pesquisa conduzidas pelo Professor Hugo da Gama Cerqueira dividem-se entre os temas da economia e filosofia moral do Iluminismo escocês e os relacionados à crítica da economia política de Karl Marx.
Na primeira linha, os trabalhos remontam ao período de seu doutoramento, quando investigou a natureza das relações entre a filosofia moral e a economia política de Adam Smith. Esta pesquisa desdobrou-se, posteriormente, para alcançar outros iluministas escoceses, como Hume, e resultou na publicação de artigos e na orientação de monografias e dissertações de estudantes que integraram o grupo de pesquisa em Metodologia e História do Pensamento Econômico.
A segunda linha, mais recente, passou pela pesquisa de alguns manuscritos inéditos de Marx, trabalho desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa em Economia Política Contemporânea. Paralelamente, envolve uma análise histórica dos processos de edição e recepção dos textos de Marx, de modo a compreender o contexto, os interesses e os princípios que nortearam a publicação de seus manuscritos e a reedição de seus textos, e assim iluminar as circunstâncias associadas à recepção e interpretação de sua obra.
Recentemente, esta linha de pesquisa tem se estendido à investigação da obra de dois intérpretes destacados do pensamento de Marx, associados à chamada “abordagem da forma do valor”: Isaak Rubin e Michael Heinrich.
Alguns resultados do desenvolvimento destas linhas de pesquisa podem ser conferidos na forma de publicações acadêmicas.